Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bem equipado, Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995

Compacto produzido em Piracicaba (SP) traz motores 1.0 e 1.6 flex.
Mira está apontada para o VW Gol, que ‘pelado’ parte de R$ 27.990.

 A Hyundai do Brasil lançou nesta quarta-feira (12), em Comandatuba (BA), o HB20, seu primeiro carro “popular” no pais e fabricado em solo nacional do começo ao fim. A fábrica de Piracicaba começa as atividades neste mês e o hatch deverá chegar às lojas em outubro, a tempo de ser a principal atração no estande da montadora durante o Salão de São Paulo, que ocorre no fim daquele mês.
Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995 (Foto: Divulgação)Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
"Carro ‘pelado’ não combina com a Hyundai", diz a marca, fazendo menção à lista de equipamentos, composta, desde o modelo de série, por ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, faróis com máscara negra e spoiler.
A meta é vender 25 mil unidades do HB20 até o fim do ano. Haverá pré-venda logo no começo de outubro, com o carro já à mostra nas lojas. A montadora sul-coreana acredita que a versão 1.6 deverá ter mais saída, baseando-se na constante queda da participação de motores 1.0 no mercado, vista nos últimos anos.
O fruto brasileiro, desenhado na Coreia do Sul, foi sendo revelado aos poucos. Primeiro a montadora anunciou a fábrica e começou-se a ouvir falar do “projeto HB”, de Hyundai Brasil. Protótipos bastante camuflados foram mostrados a alguns jornalistas na Coreia. Em julho, quando ele já era flagrado por leitores do G1 em diversos pontos do Brasil, sempre disfarçado, as portas da fábrica foram abertas para uma breve visita da imprensa. Foi possível andar no carro já em sua versão final, mas ainda escondido sobre lonas, percorrendo um pequeno e plano circuito dentro da fábrica. Não foi permitido fotografar o interior.
Na mesma ocasião, a Hyundai anunciou o nome HB20, sendo o número referente à plataforma da qual o carro é originário, e divulgou as primeiras fotos dos modelos, os chamados teasers, mostrando apenas algumas partes que anunciavam que o carro de entrada teria, sim, as linhas que fizeram a fama da empresa no Brasil.
Hyundai HB20 chega para brigar com Volkswagen Gol e companhia (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 chega para brigar com Volkswagen Gol e companhia (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
A Hyundai diz que o automóvel foi criado a partir do "futuro i20", que ainda não foi lançado e se volta ao mercado europeu. Mas o HB20, diz a empresa, é um carro totalmente voltado para o consumidor brasileiro -apesar de ter sido inteiramente projetado na Coreia do Sul.
A empresa focou na resistência, pensando nas condições de pavimentos do país, e o pacote de opcionais também foi pensado para o público nacional. Até o momento não foram divulgados os itens de série. Em julho, a Hyundai disse que freios ABS e airbag duplo serão opcionais -por enquanto, já que esses itens de segurança serão obrigatórios nos carros fabricados a partir de 2014.
Hyundai HB20 tem interior inspirado nos modelos mais sofisticados da marca  (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 tem interior inspirado nos modelos mais sofisticados da marca (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
O hatch chega com os motores 1.0 12 válvulas, de 3 cilindros, 80 cv e 10,2 kgfm de torque, e 1.6 16V, com 128 cv e 16,5 kgfm de torque. Ambos são bicombustíveis, construídos em alumínio e com comando de válvulas variável. Este último é o mesmo bloco que há sob o capô do Kia Soul e do Kia Cerato, enquanto o 1.0 é o mesmo do Kia Picanto. Para efeito de comparação, o Gol 1.0 tem 76 cavalos quando abastecido com etanol, mesmo combustível usado nos carros testados.
Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
No Salão, além do hatch, a Hyundai exibirá um protótipo do "SUV looking", que nada mais é do que a versão "cross" do HB20. Ela deverá ser produzida somente em 2013, juntamente com um sedã.
.
 HB20 chega com os motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 flex (Foto: Luciana de Oliveira / G1) HB20 chega com os motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 flex (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
Para esquentar a briga
Apesar de o segmento de carros de entrada ser bastante concorrido, a empresa mirou principalmente no Volkswagen Gol, o carro mais vendido no país há 25 anos. Foi ele o automóvel citado quando em julho, quando os executivos foram questionados sobre em qual faixa de preço, entre as dos concorrentes, o HB20 se encaixaria. O Gol, que acaba de passar por uma reestilização, é vendido a partir de R$ 27.990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário