Compacto produzido em Piracicaba (SP) traz motores 1.0 e 1.6 flex.
Mira está apontada para o VW Gol, que ‘pelado’ parte de R$ 27.990.
A Hyundai
do Brasil lançou nesta quarta-feira (12), em Comandatuba (BA), o HB20,
seu primeiro carro “popular” no pais e fabricado em solo nacional do
começo ao fim. A fábrica de Piracicaba começa as atividades neste mês e o
hatch deverá chegar às lojas em outubro, a tempo de ser a principal
atração no estande da montadora durante o Salão de São Paulo, que ocorre
no fim daquele mês.
Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
"Carro ‘pelado’ não combina com a Hyundai", diz a marca, fazendo menção
à lista de equipamentos, composta, desde o modelo de série, por
ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo,
ajuste de altura para o banco do motorista, faróis com máscara negra e
spoiler.
A meta é vender 25 mil unidades do HB20 até o fim do ano. Haverá
pré-venda logo no começo de outubro, com o carro já à mostra nas lojas. A
montadora sul-coreana acredita que a versão 1.6 deverá ter mais saída,
baseando-se na constante queda da participação de motores 1.0 no
mercado, vista nos últimos anos.
O fruto brasileiro, desenhado na Coreia do Sul, foi sendo revelado aos
poucos. Primeiro a montadora anunciou a fábrica e começou-se a ouvir
falar do “projeto HB”, de Hyundai Brasil. Protótipos bastante camuflados
foram mostrados a alguns jornalistas na Coreia. Em julho, quando ele já
era flagrado por leitores do G1 em diversos pontos do Brasil, sempre
disfarçado, as portas da fábrica foram abertas para uma breve visita da
imprensa. Foi possível andar no carro já em sua versão final, mas ainda
escondido sobre lonas, percorrendo um pequeno e plano circuito dentro da
fábrica. Não foi permitido fotografar o interior.
Na mesma ocasião, a Hyundai anunciou o nome HB20, sendo o número
referente à plataforma da qual o carro é originário, e divulgou as
primeiras fotos dos modelos, os chamados teasers, mostrando apenas
algumas partes que anunciavam que o carro de entrada teria, sim, as
linhas que fizeram a fama da empresa no Brasil.
Hyundai HB20 chega para brigar com Volkswagen Gol e companhia (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
A Hyundai diz que o automóvel foi criado a partir do "futuro i20", que
ainda não foi lançado e se volta ao mercado europeu. Mas o HB20, diz a
empresa, é um carro totalmente voltado para o consumidor brasileiro
-apesar de ter sido inteiramente projetado na Coreia do Sul.
A empresa focou na resistência, pensando nas condições de pavimentos do
país, e o pacote de opcionais também foi pensado para o público
nacional. Até o momento não foram divulgados os itens de série. Em
julho, a Hyundai disse que freios ABS e airbag duplo serão opcionais
-por enquanto, já que esses itens de segurança serão obrigatórios nos
carros fabricados a partir de 2014.
Hyundai HB20 tem interior inspirado nos modelos mais sofisticados da marca (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
O hatch chega com os motores 1.0 12 válvulas, de 3 cilindros, 80 cv e
10,2 kgfm de torque, e 1.6 16V, com 128 cv e 16,5 kgfm de torque. Ambos
são bicombustíveis, construídos em alumínio e com comando de válvulas
variável. Este último é o mesmo bloco que há sob o capô do Kia Soul e do
Kia Cerato, enquanto o 1.0 é o mesmo do Kia Picanto. Para efeito de
comparação, o Gol 1.0 tem 76 cavalos quando abastecido com etanol, mesmo
combustível usado nos carros testados.
Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
No Salão, além do hatch, a Hyundai exibirá um protótipo do "SUV
looking", que nada mais é do que a versão "cross" do HB20. Ela deverá
ser produzida somente em 2013, juntamente com um sedã.
.
HB20 chega com os motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 flex (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
Para esquentar a briga
Apesar de o segmento de carros de entrada ser bastante concorrido, a
empresa mirou principalmente no Volkswagen Gol, o carro mais vendido no
país há 25 anos. Foi ele o automóvel citado quando em julho, quando os
executivos foram questionados sobre em qual faixa de preço, entre as dos
concorrentes, o HB20 se encaixaria. O Gol, que acaba de passar por uma
reestilização, é vendido a partir de R$ 27.990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário