quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Volkswagen faz pré-show em Paris e destaca versão econômica do Golf

Sétima geração do hatch será destaque da marca no Salão de Paris.
Apresentação contou ainda com Audi, Porsche e até motos Ducati.

volkswagen golf sétima geração bluemotion (Foto: Eric Piermont/AFP)Volkswagen mostra a sétima geração do Golf na versão Bluemotion (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
A tradicional pré-apresentação do Grupo Volkswagen com os carros que estarão no Salão de Paris aconteceu nesta quarta-feira (26) e trouxe o conceito da versão Bluemotion da sétima geração do Golf, aguardado como principal destaque e única real novidade da marca no evento francês.
Bluemotion é o termo que a montadora alemã utiliza para um pacote de modificações que permitem mais economia de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes. No caso do Golf, a Volkswagem diz que essa versão é 15% mais econômica do que a anterior, sendo a de menor consumo em toda a história do modelo: 3,2 litros a cada 100 km com motor 1.6 TDI (turbodiesel). A emissão de CO2 será de 85 g/km.
A versão final do Golf "econômico" deverá chegar às lojas na Europa no primeiro semestre de 2013, diz a montadora. No site da Volkswagen, nesta quarta, também foram divulgadas imagens da versão GTi do Golf. Ainda como protótipo, ela também será vista no Salão de Paris.
volkswagen golf sétima geração bluemotion (Foto: Eric Piermont/AFP)Versão do Golf promete ser a de menor consumo para o modelo (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
Vem para o Brasil?O Golf, que no mercado brasileiro ainda está na quarta geração e "meia", pois passou por um facelift, já foi mostrado oficialmente na Europa como um carro de alta tecnologia, porém, global. Isso significa que ele pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, seja na Europa, no México, no Brasil ou na China. No entanto, em Paris, a VW não abriu nenhuma informação sobre projetos futuros no mercado brasileiro.
A chance de o novo modelo ser vendido no Brasil é grande: concorrentes de peso como Chevrolet Cruze Sport6 e Hyundai i30 são eventos da força e da importância deste segmento no Brasil. E o Golf não deixou de ter carisma com seu público, apenas "peca" por estar parado numa geração antiga.
Para trazer o novo Golf ao Brasil, os pontos que a Volkswagen terá de considerar são o acordo com o México, cuja comercialização está restrita a cotas, que poderão ser renegociadas em breve, ou em qual fábrica brasileira investirá, caso queira fabricar o modelo localmente - isso depende de acordo sindical e de espaço. A unidade em São José dos Pinhais (PR) tem em aberto a área onde era feito o Fox europeu.
porsche panamera sport turismo (Foto: Eric Piermont/AFP)Porsche revelou a versão perua do Panamera, chamada Sport Turismo (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
Outros modelos e marcasO primeiro carro mostrado no evento foi o Porsche Panamera Sport Turismo E-Hybrid, erguendo a já velha bandeira de que carro esportivo pode ser menos "gastão". Pouco antes da apresentação, a fabricante já havia divulgado imagens da "perua" em seu site. A Porsche é a mais recente aquisição do grupo Volkswagen, que assumiu o controle da marca em agosto passado, após uma "novela" envolvendo essa negociação.
A Audi destacou o A3 Sportback, já exaustivamente mostrado pela marca. Nesta quarta, a Audi do Brasil confirmou que vai trazer o modelo para o Salão de SP, em outubro.
audi a3 sportback (Foto: Eric Piermont/AFP)Audi A3 Sportback (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
Outro modelo exibido nesta quarta foi o VW Cross Caddy. Desenhado para quem tem família grande, é o versátil conceito da marca para o segmento de comerciais leves, uma mistura de van com furgão. Já o novo Lion, também exibido, é feito sobre a marca espanhola Seat como um carro para "se divertir". A promessa é que o interior dele seja tão bom quanto o exterior em termos de sofisticação.
Pela Skoda, o Rapid deu as caras para oferecer "tudo o que uma família precisa", com 20 soluções para o segmento, entre elas, uma espécie de espátula que raspa o gelo da tampa de combustível, coisa que o Brasil nunca verá por simplesmente não ter neve.
lamborghini gallardo (Foto: Eric Piermont/AFP)Lamborghini Gallardo vem com leves mudanças visuais (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
A sempre chamativa Lamborghini trouxe o já conhecido Gallardo LP-560 cupê com pequenas mudanças visuais. Para a Bugatti, o que mereceu destaque foi um Veyron 16.4 Vitesse de duas cores -nada de novo também. E a Bentley se agarrou ao GT3, para rejuvenecer a imagem da marca. O racer, ainda protótipo, se destaca pelo design clean e representa a volta do investimento em automobilismo pela Bugatti.
bentley gt3 (Foto: Eric Piermont/AFP)Bentley apresentou o carro de corrida GT3 (Foto: Eric Piermont/AFP)
 
DucatiCom a aquisição pela Audi da marca de motos Ducati, também neste ano, o grupo VW já entrou com tradição no mundo das duas rodas. O CEO da fabricante italiana, Gabrielle del Torio, mostrou em Paris dois modelos de destaque: a versão Pike's Peak da multiestrada e a esportiva 1199 Panigale. Esta última recebeu maior destaque. "Ela é o puro exemplo do design Ducati. Esta é uma Ducati", ressaltou o executivo.
ducati paris (Foto: Thibault Camus/AP)CEO da Ducati, Gabrielle del Torio, no pré-show (Foto: Thibault Camus/AP)
 
Salão de SPA pré-estreia caprichada do grupo, que conta com telões, fumaça, bailarinos e, claro, os carros, é prometida para acontecer também no Salão de São Paulo.

140 lançamentosAo falar sobre a crise europeia, o CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, afirmou que o caminho para a saída é complexo. Porém, o grupo "vai se concentrar no que o consumidor quer", oferecendo diversidade, com 140 lançamentos no mundo, entre novos modelos e versões, até 2014. Haverá, segundo ele, um forte um investimento na tecnologia híbrida plug-in (carros com motor a combustão combinados com propulsor elétrico cuja bateria pode ser carregada em tomada comum).

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Shelby apresenta Mustang GT500 mais potente da história

Esportivo traz preparação especial que eleva sua potência para 862 cv.
Modelo ainda conta com freios reforçados e pneus de competição. 

Para comemorar seus 50 anos, a Shelby apresentou nesta quarta-feira (19) a versão de série mais potente do GT500 Super Snake, que agora oferece uma preparação opcional de 862 cavalos. O lançamento oficial do esportivo será durante o leilão de antigos da Barrett-Jackson, entre os dias 27 e 29 de setembro, em Las Vegas (EUA).
Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)
"Quando a Ford lançou o Shelby GT500 2013, nós fomos bombardeados por pedidos de uma preparação para o carro”, justifica John Luft, presidente da Shelby American. Além da potência extra, o Mustang preparado pela customizadora oficial da Ford traz suspensão retrabalhada, refrigeração ampliada, rodas de 20 polegadas calçadas em pneus de competição, freios reforçados e capô em fibra de vidro.
Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)
Os clientes que acharem os 862 cv exagerados, podem optar pela versão mais “pacata”, com os originais 671 cv – o câmbio, nos dois casos, é um manual de seis marchas. Segundo a marca, serão construídos apenas 500 exemplares do esportivo, que será vendido por US$ 28.995 (671 cv) e US$ 39.995 (862 cv) nos EUA.
Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)Ford Shelby GT500 Super Snake 2013 (Foto: Divulgação)

 

Renault lança série limitada do Duster com sistema multimídia

SUV que lidera vendas ganha tela colorida com GPS, rádio e Bluetooth.
Baseada na versão Dynamic, série parte de R$ 54,8 mil.

A Renault lançou nesta quarta-feira (19) uma série limitada do utilitário Duster chamada Tech Road, com um sistema multimídia integrado ao painel com GPS, rádio e Bluetooth. Ela é baseada nas versões Dynamic, com tração 4x2, e inclui faróis com máscara negra e rodas de alumínio aro 16 pintadas em cinza, além de adesivos.
Veja os preços:
1.6 câmbio manual flex: R$ 54.800
2.0 câmbio manual flex: R$ 58.400
2.0 câmbio automático flex: R$ 62.150
renault duster tech road (Foto: Divulgação)Renault Duster Tech Road (Foto: Divulgação)
A série chega às lojas em outubro, limitada a 4.500 unidades. O sistema multimídia é composto de uma tela colorida sensível ao toque (touch screen) de 7 polegadas. Ele inclui uma entrada auxiliar para mp3 player e será oferecido como opcional no Duster 4x4 por R$ 500.
Renault Duster Tech Road (Foto: Rafael Miotto/G1)Renault Duster Tech Road (Foto: Rafael Miotto/G1)
Na série especial, o volante tem comandos para o GPS e o rádio. O modelo tem computador de bordo, bolsos nos bancos dianteiros, porta-malas e porta-luvas com iluminação, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro e volante com revestimento em couro e regulagem de altura. O revestimento dos bancos em couro é opcional. As cores de pintura são branco, cinza, preto e verde.
renault duster tech road (Foto: Divulgação)Sistema de navegação tem função de GPS, rádio e Bluetooth (Foto: Divulgação)
Desde o seu lançamento, em 2011, a Renault diz que já emplacou 38.484 unidades do Duster, que é o SUV mais vendido do país segundo os números de janeiro a agosto da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nesse período, foram comercializadas 27.342 unidades do Duster contra 18.405 do Ford EcoEsport, líder da categoria até o ano passado e que acaba de ter a nova geração lançada.
 

 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vendas de carros importados sobem 11,5% em agosto



No mês foram emplacadas 11.975 unidades, contra 10,7 mil em julho.
Acumulado do ano aponta queda de 27,5%, para 93,6 mil carros.

Kia Optima (Foto: Divulgação) 
Importadoras reclamam de impostos e valorização
do dólar (Foto: Divulgação)

As vendas das importadoras oficiais de carros encerraram o mês de agosto com 11.975 unidades emplacadas, apresentando pequena recuperação de 11,5% ante julho, quando registrou 10.739 unidades. Se comparado a igual período do ano passado, no entanto, a queda é de 41,4%. Em agosto de 2011, a Abeiva emplacou 20.420 unidades em agosto de 2011.Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).
Fazem parte da Abeiva: Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler, Dodge, Ferrari, Hafei Motor, Haima, Jac Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei Automobile, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mazda, Mini, Porsche, Rolls Royce, SsangYong, Suzuki e Volvo.
Com 93.685 unidades emplacadas no acumulado, as associadas à Abeiva registram queda de 27,5% nos primeiros oito meses do ano, ante as 129.284 unidades emigual período de 2011, enquanto o mercado interno registrou alta de 7%. Foram emplacadas 2.389.733 unidades este ano contra 2.233.851veículos emplacados de janeiro a agosto do ano passado.

Ao analisar o comportamento de vendas no mês de agosto na comparação com julho, enquanto as associadas à Abeiva registraram alta de 11,5%, o mercado interno cresceu 15,4%. Mas, na comparação de iguais períodos de 2012 e 2011, enquanto os importados caíram 41,4%, o mercado sustentou alta de 31,7%.

“Com isso, o comportamento do mercado brasileiro por dados de market share nos mostra que o desempenho da Abeiva em agosto voltou a ter perda, de 2,95% ante 6,63% em agosto de 2011. Ao comparar os totais do acumulado de 2012 e 2011, o nosso market share caiu de 5,79% para 3,92%”, afirma o presidente da entidade, Flavio Padovan.

“Mais uma vez, é preciso enfatizar que, ao comparar os dados de desempenho do setor de importados, em agosto, com o comportamento do mercado interno brasileiro, fica evidente a influência negativa das altas do IPI e do dólar”, observa Padovan, para quem, com a tendência de queda de emplacamentos, verificada desde o aumento da alíquota do IPI em dezembro último, simultaneamente à valorização do dólar, os volumes de venda registrados em 2012 mostram que o setor de importados já entra em crise.

“Lamentavelmente, o quadro de nossas associadas, em agosto, nos mostra –na prática – a extinção de aproximadamente 10 mil postos de trabalho. Tínhamos previsto que esse fato aconteceria até o final do ano. Mas, infelizmente, dos 35 mil empregos diretos que o setor de importados proporcionou ao longo de 2011, perto de 10 mil postos de trabalho já foram eliminados”, ressalta Padovan.

Por esse motivo, os importadores oficiais de veículos automotores aguardavam, até o final do mês de agosto, um plano que contemplasse um plano de cotas para o setor sem o impacto do aumento de 30 pontos no IPI.

“Depois de oito meses, tornou-se crucial à sobrevivência do setor de importados que o Governo Federal conceda um tratamento justo para os importadores de veículos associados à Abeiva que hoje representam apenas 3,92% do total de veículos comercializados no país, sem representar nenhuma ameaça aos fabricantes nacionais, que detém 96,08% de todo o volume comercializado no mercado brasileiro”, enfatiza Flavio Padovan.

Peugeot: teaser de novo carro de Rally

Novidade chamada 208 Type R5 será exibida no Salão de Paris

A Peugeot está agitada quanto a exibição dos veículos que apresentará no Salão de Paris. Após revelar o teaser e asinformações do conceito Onyx, além do2008, crossover que rivalizará com o Ford EcoSport, a marca francesa revelou nesta quinta-feira o teaser do 208 Type R5, versão de Rally do hatch que substituirá o 207 Super 2000.

Segundo a Peugeot, o novo modelo mede 3,96 m de comprimento, 1,82 m de largura, tem 2,56 m de entre eixo e pesa cerca de 40 kg a menos que seu antecessor. A novidade mantém o uso do sistema de tração integral — e pode ter dois de seus diferenciais bloqueados pelo motorista, para auxiliar na condução de pisos com aderência baixa.

De acordo com a marca francesa, o 208 Type R5 utiliza um motor 1.6 16V turbo que produz 280 cavalos de potência a 6.000 rpm e 40,8 mkgf de torque a 2.500 rpm e tem o seu limite de giro ajustado para 7.500 rpm. Em conjunto com o propulsor trabalha um câmbio sequencia de cinco marchas.

Escudo invisível

Seu carro fica em vaga descoberta? Veja como minimizar os efeitos da exposição ao tempo


Deixar o carro ao ar livre é um drama de muita gente. São vários os agentes que atacam a pintura: sol forte, chuva ácida, dejetos de pássaros, seivas vegetais e as temidas quedas de granizo fazem parte do pesadelo de quem não tem como estacionar em vagas cobertas.

A bancária RitieleVeiga é daquelas que sofrem com a necessidade de deixar seus carros dormindo ao relento, já que ela e o marido sempre gostaram de automóveis antigos, mas nunca houve espaço para todos eles em vagas cobertas. Ela pensou ter achado a solução ao deixar seu L’Automobile Ventura, uma rara réplica nacional do Alfa Romeo 1931, protegido por uma capa. Mas nem isso ajudou. "Apesar de ter forração, a capa acabou provocando manchas na pintura depois de alguns anos", afirma Ritiele. "Sob sol e chuva, ela acabou grudando na carroceria, mesmo tendo o interior de feltro. Por isso, faz mais ou menos um mês que desisti da capa, que fica guardada no porta-malas, não apenas por causa desses problemas, mas também para espantar os curiosos que queriam ver que carro estava por baixo."

Isso não quer dizer que a capa não deva ser usada, mas ela precisa ser de boa qualidade e colocada com alguns cuidados, além de dar um belo trabalho se você precisar tirá-la e colocá-la todos os dias. Se esse for seu caso, o ideal então é ficar atento ao estado geral da pintura e providenciar toda semana uma lavagem, segundo recomendação dos especialistas.

De acordo com Antônio Cosimato, proprietário do centro de estética automotiva Deep Cleaning, "um carro que fica ao relento sofre e vai precisar de mais proteção para a pintura, com a utilização de uma cera de longa duração". A aplicação da cera deve obedecer ao critério visual. Quando o carro perde o brilho, é hora de passar por um novo enceramento. Outro truque é ver se a água se acumula na lataria ou não. Se as gotas escorrem com facilidade, é sinal de que a carroceria está protegida pela cera e não precisa de uma nova aplicação.

Operação plástica

Cosimato também explica que, dependendo do tipo de automóvel, varia o grau de preocupação do dono. "O verniz da pintura de modelos importados de primeira linha, como Audi, Mercedes-Benz e BMW, é mais resistente, com aditivos de cerâmica. Por outro lado, uma lataria que foi repintada é mais suscetível à ação das intempéries", diz Cosimato. "Mas em todos os casos existem alguns componentes, como plásticos e borrachas, que vão se deteriorando até chegar ao ponto de terem de ser trocados por outros, como é o caso dos frisos e vedações." Para esse tipo de peça, existem em lojas de autopeças e hipermercados produtos conhecidos como protetores ou renovadores de partes plásticas.

Um dos agentes mais agressivos à pintura é o dejeto de pombos. "Recomendo ter sempre no carro uma garrafa d’água e um pano para retirar esse tipo de sujeira o mais rápido possível, principalmente se ele estiver exposto ao sol", diz Cosimato. Já marcas de seiva vegetal, que pingam de alguns tipos de árvores, devem ser retiradas com solventes à base de hidrocarbonetos, conhecidos popularmente como tira-grude. Outro grande problema é a chuva ácida, causada pela combinação da água com os poluentes do ar, que acaba corroendo a pintura e deixando marcas esbranquiçadas. Nessa situação, pode ser necessário submeter a pintura a tratamentos mais intensos, conhecidos como polimento, cristalização e vitrificação, cada um com prazo diferente de duração.

Wilson Zimmermann, proprietário da funilaria SP Center Car, explica que o polimento tem efeito reparador e é realizado com o objetivo de corrigir danos na pintura e dar brilho, mas sem proteger a lataria. Feito com uma politriz que aplica uma cera especial, mais abrasiva, deve ser usado com parcimônia, sob risco de diminuir a camada de tinta. O processo é indicado para pinturas que estejam mais desgastadas ou riscadas e deve ser feito no máximo uma vez a cada dois anos, ao custo médio de 250 reais. "Já a cristalização tem algum efeito protetor contra sol e goteiras, entre outros agentes não tão nocivos. Ela custa em média 300 reais e chega a durar seis meses", diz Zimmermann. Há ainda um terceiro estágio, a vitrificação, que forma uma camada de resina protetora da Tribond em cima do verniz, dura três anos e fica em torno de 600 reais, preço que acaba aumentando se o serviço for feito em concessionárias.

Outro vilão para o carro que dorme a céu aberto é a chuva de granizo. Aqui só mesmo um teto sobre a garagem ou uma capa revestida com forro espesso pode evitar o prejuízo. Especialistas em consertar esses pequenos amassados dizem que o tempo e o custo desse tipo de serviço varia conforme o tamanho das pedras de gelo que atingiram a carroceria. "Há casos em que conseguimos entregar o carro no dia seguinte e outros que exigem trabalho mais longo. O custo parte de 1000 reais e pode superar 2 000 reais em casos mais graves", diz.


MANTO PROTETOR

Usar uma boa capa automotiva pode ser uma saída para proteger a pintura do carro que fica estacionado ao ar livre, porém é preciso ter alguns cuidados e escolher bem antes de comprar, senão você vai acabar gastando dinheiro à toa e ainda correrá o risco de ter a lataria manchada. Segundo a gerente de vendas da Bezi Indústria e Comércio, Valéria Rosa, a capa mais indicada para quem deixa o carro ao relento é a feita de polietileno especial texturizado com forração total, inclusive nas laterais. Ela deve ter também outros dois itens importantes: cabo de aço preso por um pequeno cadeado
(o que evita furto e que ela se solte do carro com vento forte) e um pequeno balão inflável, colocado entre a capa e a capota, para facilitar a ventilação. Um modelo de boa qualidade custa entre 120 e 200 reais, dependendo do tamanho. A dica mais importante, explica Valéria Rosa, é que a capa não deve ser colocada se ela estiver com a parte interna molhada, ou ainda caso o motor do carro esteja quente. "Só se deve usá-la com a lataria completamente seca. O material é impermeável, por isso não deixa a água penetrar e, em caso de mau uso, também não deixa a umidade sair. É isso que pode causar manchas", diz ela. Portanto, evite os modelos mais baratos, feitos de PVC ou polipropileno, já que não resistem ao sol e podem até esfarelar com o tempo. E não use capa se a pintura não estiver em bom estado, ou no caso de veículos recém-pintados.


ABC DA LATA

Enceramento:
simples aplicação de cera para dar brilho e proteger a lataria, pode ser feito em casa.

Polimento: usa-se cera mais abrasiva e uma politriz para espalhá-la. Serve só para recuperar o brilho e deve ser realizado em pinturas desgastadas ou com pequenos riscos.

Espelhamento: nome dado pela 3M a um processo parecido com o polimento, que tem efeito reparador e pode ser feito, no máximo, uma vez a cada dois anos.

Cristalização: utiliza uma resina especial para proteger contra as intempéries e mantém seu efeito brilhante por cerca de seis meses.

Vitrificação: forma avançada de cristalização, dura até três anos.

Peugeot Onyx não tem bancos

Modelo conceitual oferece novo tipo de assento

Após ter exibido um teaser do seu novo conceito chamado Onyx, a Peugeot revelou nesta quinta-feira (13) as primeiras imagens e informações do modelo. A novidade utiliza sistema de propulsão híbrido, pesa 1.100 kg e, além do design inspirado no RCZ e o teto solar panorâmico, não oferece assentos convencionais.
Conforme pode ser observado nas imagens, no lugar onde estariam os assentos do motorista e passageiro, há somente uma área com desenhos anatômicos e com revestimento de espuma especial. O Onyx tem 4,65 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,13m de altura e coeficiente aerodinâmico de 0,30.
Segundo a Peugeot, o sistema motriz do Onyx é híbrido, composto por um motor 3.7 V8 diesel de 600 cv, além de um propulsor elétrico capaz de gerar 80 cv adicionais. O câmbio é automático de seis marchas.
Para conter as acelerações do esportivo, a marca francesa utilizou freios com discos de cerâmica de 380 mm na dianteira e 355 mm na traseira. As rodas são de aro 20" e os pneus Michelin, desenvolvidos especificamente para o Onyx, são da medida 275/35 para o eixo dianteiro e 345/30 no eixo traseiro.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Revista 'Forbes' aponta os carros de mais sucesso em 2012 nos EUA

Volume de vendas e satisfação do consumidor pesaram na eleição.
Lista não tem nenhum modelo de montadora norte-americana.

Famosa por suas listas, a revista americana "Forbes" divulgou nesta quarta-feira (5), em seu site, a relação dos carros de maior sucesso em 2012 nos Estados Unidos. A eleição, segundo a publicação, foi baseada em volume de vendas, satisfação do consumidor com a marca (conforme o índice chamado American Customer Satisfaction, produzido por uma empresa de mesmo nome) e avaliações de performance, segurança e valorização feitas pela revista "Consumer Reports", especialista em direito do consumidor.
A revista diz que considerou os cinco modelos de luxo mais vendidos porque, ainda que o volume de emplacamento desses carros seja inferior ao de muitos sedãs, "eles sempre alcançam índices muito altos de satisfação e nas avaliações no 'Consumer Reports'". As versões não foram vistas separadamente, mas sob o "guarda-chuva" do modelo-base, explica a "Forbes".
A publicação diz ainda que a lista não inclui alguns tradicionais campeões de venda no país, como a picape Ford F-150, porque, apesar de o modelo ser elegível pelo alto número de emplacamentos, ele perdeu pontos em quesitos como satisfação dos clientes com a marca. Curiosamente,  o ranking não tem nenhum modelo de montadora originária dos EUA.
Veja abaixo os eleitos pela "Forbes".

bmw série 1 (Foto: Divulgação)

 BMW Série 1




bmw série 3 (Foto: Divulgação)

 BMW Série 3


toyota camry (Foto: Divulgação)

 Toyota Camry


toyota corolla (Foto: Divulgação)

 Toyota Corolla


toyota prius (Foto: Divulgação)

Toyota Prius



hyundai sonata (Foto: Divulgação)

 Hyundai Sonata




hyundai elantra (Foto: Divulgação)

  Hyundai Elantra



hyundai genesis (Foto: Divulgação)

Hyundai Genesis



lexus ls (Foto: Divulgação)

Lexus LS



volkswagen jetta (Foto: Divulgação)

 Volkswagen Jetta




mercedes classe c (Foto: Divulgação)

 Mercedes-Benz Classe C



mercedes-benz classe c (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz Classe E

 

Peugeot faz do RCZ seu carro mais potente já produzido

Versão R do cupê traz motor 1.6 turbo de 260 cavalos.
Estreia será durante o Salão de Paris, de 29 de setembro a 14 de outubro.

 Após divulgar imagens do RCZ reestilizado, a Peugeot apresentou uma versão esportiva do cupê, batizada de RCZ R. Com seu habitual motor 1.6 THP (turbo) calibrado para render 260 cavalos, trata-se do modelo mais potente já produzido pela marca francesa. A estreia será durante o Salão de Paris (29 de setembro a 14 de outubro), e suas vendas começam em 2013.
Peugeot RCZ R (Foto: Divulgação)Peugeot RCZ R (Foto: Divulgação)
 
A criação do RCZ R é fruto de uma colaboração da Peugeot Sport, a divisão de esportes a motor da empresa. Além do motor 1.6 retrabalhado – tendo sua potência elevada dos originais 165 cv para 260 cv –, a suspensão do cupê também sofreu alterações, com a instalação de um diferencial Torsen de escorregamento limitado. Para completar, novas rodas foram instaladas no RCZ R.
Peugeot RCZ R  (Foto: Divulgação)Peugeot RCZ R (Foto: Divulgação)
 
Além do RCZ reestilizado e do RCZ R, a Peugeot apresenta no Salão de Paris o 2008, crossover baseado na plataforma do hatch 208.

Bem equipado, Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995

Compacto produzido em Piracicaba (SP) traz motores 1.0 e 1.6 flex.
Mira está apontada para o VW Gol, que ‘pelado’ parte de R$ 27.990.

 A Hyundai do Brasil lançou nesta quarta-feira (12), em Comandatuba (BA), o HB20, seu primeiro carro “popular” no pais e fabricado em solo nacional do começo ao fim. A fábrica de Piracicaba começa as atividades neste mês e o hatch deverá chegar às lojas em outubro, a tempo de ser a principal atração no estande da montadora durante o Salão de São Paulo, que ocorre no fim daquele mês.
Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995 (Foto: Divulgação)Hyundai HB20 chega partindo de R$ 31.995 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
"Carro ‘pelado’ não combina com a Hyundai", diz a marca, fazendo menção à lista de equipamentos, composta, desde o modelo de série, por ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, faróis com máscara negra e spoiler.
A meta é vender 25 mil unidades do HB20 até o fim do ano. Haverá pré-venda logo no começo de outubro, com o carro já à mostra nas lojas. A montadora sul-coreana acredita que a versão 1.6 deverá ter mais saída, baseando-se na constante queda da participação de motores 1.0 no mercado, vista nos últimos anos.
O fruto brasileiro, desenhado na Coreia do Sul, foi sendo revelado aos poucos. Primeiro a montadora anunciou a fábrica e começou-se a ouvir falar do “projeto HB”, de Hyundai Brasil. Protótipos bastante camuflados foram mostrados a alguns jornalistas na Coreia. Em julho, quando ele já era flagrado por leitores do G1 em diversos pontos do Brasil, sempre disfarçado, as portas da fábrica foram abertas para uma breve visita da imprensa. Foi possível andar no carro já em sua versão final, mas ainda escondido sobre lonas, percorrendo um pequeno e plano circuito dentro da fábrica. Não foi permitido fotografar o interior.
Na mesma ocasião, a Hyundai anunciou o nome HB20, sendo o número referente à plataforma da qual o carro é originário, e divulgou as primeiras fotos dos modelos, os chamados teasers, mostrando apenas algumas partes que anunciavam que o carro de entrada teria, sim, as linhas que fizeram a fama da empresa no Brasil.
Hyundai HB20 chega para brigar com Volkswagen Gol e companhia (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 chega para brigar com Volkswagen Gol e companhia (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
A Hyundai diz que o automóvel foi criado a partir do "futuro i20", que ainda não foi lançado e se volta ao mercado europeu. Mas o HB20, diz a empresa, é um carro totalmente voltado para o consumidor brasileiro -apesar de ter sido inteiramente projetado na Coreia do Sul.
A empresa focou na resistência, pensando nas condições de pavimentos do país, e o pacote de opcionais também foi pensado para o público nacional. Até o momento não foram divulgados os itens de série. Em julho, a Hyundai disse que freios ABS e airbag duplo serão opcionais -por enquanto, já que esses itens de segurança serão obrigatórios nos carros fabricados a partir de 2014.
Hyundai HB20 tem interior inspirado nos modelos mais sofisticados da marca  (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 tem interior inspirado nos modelos mais sofisticados da marca (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
O hatch chega com os motores 1.0 12 válvulas, de 3 cilindros, 80 cv e 10,2 kgfm de torque, e 1.6 16V, com 128 cv e 16,5 kgfm de torque. Ambos são bicombustíveis, construídos em alumínio e com comando de válvulas variável. Este último é o mesmo bloco que há sob o capô do Kia Soul e do Kia Cerato, enquanto o 1.0 é o mesmo do Kia Picanto. Para efeito de comparação, o Gol 1.0 tem 76 cavalos quando abastecido com etanol, mesmo combustível usado nos carros testados.
Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
No Salão, além do hatch, a Hyundai exibirá um protótipo do "SUV looking", que nada mais é do que a versão "cross" do HB20. Ela deverá ser produzida somente em 2013, juntamente com um sedã.
.
 HB20 chega com os motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 flex (Foto: Luciana de Oliveira / G1) HB20 chega com os motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 flex (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
 
Para esquentar a briga
Apesar de o segmento de carros de entrada ser bastante concorrido, a empresa mirou principalmente no Volkswagen Gol, o carro mais vendido no país há 25 anos. Foi ele o automóvel citado quando em julho, quando os executivos foram questionados sobre em qual faixa de preço, entre as dos concorrentes, o HB20 se encaixaria. O Gol, que acaba de passar por uma reestilização, é vendido a partir de R$ 27.990.

Vídeo mostra futura substituta da Ferrari Enzo


Conhecido como FX70, esportivo deve ser apresentado em 2013, no Salão de Genebra

Reprodução Internet
Futura substituta da Enzo, Ferrari FX70 deve ser apresentada ao público em 2013
Não é de hoje que a Ferrari trabalha no modelo que irá ocupar o lugar da Enzo. Ao passo em que se aproxima a apresentação da versão de produção do esportivo, mais informações, fotos e vídeos começam a se espalhar pela internet. O mais recente flagra do carro, conhecido como FX70, é o vídeo que você confere abaixo.
A camuflagem continua pesada. Mas o vídeo mostra como será a abertura das portas e até indica a presença de uma entrada de ar no teto do FX70. Até o momento, pouco se sabe sobre o novo supercarro. Mas é certo que ele terá motor V12 central e chassi de material compósito.
Consta que a Ferrari estaria também realizando testes com protótipos híbridos e que o sistema de recuperação de energia da frenagem, o Kers, será aprimorado para permitir a redução do consumo e das emissões de gases. Também é esperado o amplo uso de fibra de carbono na carroceria, para deixar o automóvel mais leve.

A substituta da Ferrari Enzo deve ser apresentada aos clientes da marca no fim do ano e ao público, em geral, no Salão de Genebra, em março de 2013.
Veja o video no link:  http://www.youtube.com/watch?v=XSbNSENj_h0&feature=player_embedded

Primeiras impressões: BMW 328i

Versão intermediária, mais 'em conta', abre-mão de GPS e internet.
Mesmo assim, estilo do Série 3 faz valer a pena a opção de R$ 171.400.

BMW 328i (Foto: Divulgação)BMW 328i é a versão 'careta' da linha Série 3 (Foto: Divulgação)
 
Ser a versão intermediária mais “em conta” da linha Série 3 não desmerece nem um pouco os créditos do modelo que sempre prezou pela discrição, sem deixar de lado conforto e estilo. O simplesmente 328i abdica, em especial, do pacote de conectividade BMW Connect Drive. Se considerar que muitos itens que aparecem nas outras versões podem entrar na lista dos “dá para viver sem” - a maioria das mudanças é estética - para aqueles que não ligam para conectividade, dá para economizar R$ 58.550. Um valor considerável.
O pacote do 328i (R$ 171.400) — um degrau acima da versão básica que chega agora, a 320i (R$129.950) — inclui 8 airbags, freios ABS e sistema de controle dinâmico de estabilidade (DSC), que analisa 18 parâmetros para corrigir erros do motorista. Também possui Bluetooth e USB, presentes em todas as opções de acabamento.
A linha abrange ainda nas opções intermediária as versões 328i Sport Line (R$ 189.700), 328i Luxury Line (R$ 212.950) e 328i Plus (R$ 229.950). As duas primeiras contam com detalhes diferenciados no acabamento. Já a terceira vem com pacote de conectividade de série, o mesmo que equipa a versão topo de linha 335i (R$ 294.950), que traz ainda motor mais potente.

 O que o 328i não tem?
Basicamente, o 328i não tem acabamento interno em alumínio escovado e bancos e rodas esportivos. Ou seja, poucas perdas estéticas. Já nos itens tecnológicos, ele é um modelo, digamos, careta: não tem sistema de navegação, acesso à internet, extensão para conectividade para celular com music player, painel com informações estendidas (como aviso da hora das revisões) e os aplicativos BMW, que compõem o pacote BMW Driving Connect.
BMW 328i (Foto: Divulgação)BMW 328i ganhou as melhorias de toda a linha Série 3 (Foto: Divulgação)
 
Visualmente, o carro ganhou as melhorias de toda a linha Série 3. O desenho frontal ficou mais agressivo, com destaque para os faróis afilados, mas as laterais trazem leveza com os vincos laterais mais delicados, o que deixa a aparência do carro mais moderna e longe de cansar o dono.
BMW 328i (Foto: Divulgação) 
Espaço interno aumentou, mas bancos ainda são estreitos (Foto: Divulgação)
 
Internamente, a BMW se esforçou para aumentar o espaço, especialmente dos ocupantes dos bancos dianteiros: o comprimento total do carro está 93 milímetros maior e a distância entre-eixos, 50 mm. No entanto, a melhoria favoreceu mesmo a estabilidade do sedã. Para os ocupantes, as pernas se acomodam bem, mas o carro ainda é estreito — uma característica da marca. Pessoas grandes vão sentir desconforto, especialmente para dirigir o carro.
Em relação ao acabamento, os tons continuam sóbrios e o painel sem detalhes coloridos, apelo comum em modelos da concorrente Audi.

Arranques expressivos
O lançamento em junho do Série 3 renovado trouxe ao 328i o novo motor de quatro cilindros 2.0, com turbo, que tem como apelo o torque: o ápice de 35 kgfm é atingido aos 1.250 rpm. Além disso, a curva de torque tem uma característica favorável às retomadas rápidas. De 1.250 rpm a quase 5.000 rpm, o motor mantém a força máxima de 35 kgfm. Na estrada, isso se traduz em ultrapassagens rápidas, retomadas tão ligeiras quanto e fôlego para acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos — o propulsor oferece 245 cavalos de potência máxima.
BMW 328i (Foto: Divulgação)BMW 328i tem motor 2.0 turbo de 245 cv (Foto: Divulgação)
 
Na cidade, tal comportamento do motor é traduzido em agilidade. Dá para costurar o trânsito com tranquilidade e ainda ter um pouquinho de frio na barriga nas acelerações em vias rápidas. Para completar, o câmbio automático de série é de 8 marchas, o que dá uma pegada muito mais esportiva ao carro. As trocas são mais precisas e o condutor mal sente as mudanças de marchas.

Conclusão
É estranho imaginar alguém colando aquele suporte de ventosa do GPS no vidro de um Série 3, talvez o item que mais faça falta pela ausência do pacote tecnológico na versão 328i. Tudo bem, qualquer smartphone com um bom aplicativo substitui o sistema de navegação. No entanto, ter um celular desses dentro do carro e não poder conectar as músicas, usar o viva voz pelo rádio do veículo, entre outras funções em conjunto, dá uma boa desanimada.
BMW 328i (Foto: Divulgação)BMW 328i está com visual mais moderno (Foto: Divulgação)
 
Por se tratar de um segmento de luxo, era o mínimo de se esperar em um Série 3, independentemente do nível de acabamento. Por mais que existam compradores “desconectados”, o custo-benefício do 328i não compensa no quesito luxo. O que pode prejudicar na hora da revenda. Mas, se a meta é ter um Série 3 e o dinheiro está “contado”, esta configuração não deixa de ser uma opção bem-vinda.

Aston Martin revela mais imagens e vídeo do novo Vanquish

Com motor V12 6.0, o esportivo alcança potência máxima de 573 cavalos.
Substituto do DBS começa a ser comercializado no fim deste ano.

 Após revelar em junho qual seria o substituto do DBS, a Aston Martin começa a tornar agressiva a campanha de promoção do novo modelo da marca, o Vanquish. Agora, a montadora britânica revela mais fotos e um vídeo para dar noção aos fãs e futuros clientes o potencial da máquina que colocará no mercado no fim deste ano.
Com motor V12 6.0, o esportivo alcança potência máxima de 573 cavalos a 6.750 rpm e torque de 63,22 mkgf a 5.500 rpm. Segundo a fabricante, o Vanquish pode alcançar velocidade máxima de 294,5 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
Aston Martin Vanquish substitui o DBS (Foto: Divulgação)Aston Martin Vanquish substitui o DBS (Foto: Divulgação)
 
O modelo chega ao mercado do Reino Unido no final de 2012 e custa 189.995 libras - cerca de 235 mil euros. Com característica de um GT (Grã-turismo) - carro esportivo para longas viagens -, o Vanquish apresenta porta-malas de 368 litros, espaço bom para a categoria e 60% maior que o DBS.
Aston Martin Vanquish (Foto: Divulgação)Aston Martin Vanquish (Foto: Divulgação)
 
Aston Martin Vanquish (Foto: Divulgação)Aston Martin Vanquish (Foto: Divulgação)

BMW confirma nova geração do M5 para o Brasil em outubro

Modelo tem motor V8 de 567 cavalos e faz de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
Velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente.


 A BMW confirmou nesta terça-feira (11) a chegada da 5ª geração do M5 no Brasil, prevista para a primeira quinzena de outubro, ainda sem preço definido. O novo M5 é equipado com motor 4.4 V8 bi-turbo — a versão anterior tinha um V10. O propulsor desenvolve 567 cavalos de potência entre 6.000 rpm e 7.000 rpm e 69,3 kgfm de torque máximo, disponível já a 1.500 rpm.

Com isso, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos e de 0 a 200 km/h em 13 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente.
Nova geração do BMW M5 tem motor 4.4 V8 bi-turbo (Foto: Divulgação)Nova geração do BMW M5 tem motor 4.4 V8 bi-turbo (Foto: Divulgação)
De acordo com a BMW, o novo motor tem desempenho melhor, mas polui menos. O consumo de combustível e os níveis de emissões foram reduzidos em 25% na comparação com o motor que equipa a quarta geração do modelo, segundo a montadora. O novo M5 faz 10,1 km/l e o nível de emissões é de 232 g/km, informa a empresa.
Nova geração do BMW M5 será apresentada no Salão de Frankfurt (Foto: Divulgação)Nova geração do BMW M5 será apresentada no Salão de Frankfurt (Foto: Divulgação)
O novo M5 traz transmissão automatizada de sete velocidades de dupla embreagem com Drivelogic M, que foi especialmente ajustado às características do novo motor V8. O M5 também recebe o sistema start/stop.
O carro tem o novo Active M, sistema diferencial que otimiza a estabilidade do veículo por meio da variação específica de bloqueio de torque entre as rodas direita e esquerda.
BMW M5 ganhou linhas mais discretas (Foto: Divulgação)BMW M5 ganhou linhas mais discretas (Foto: Divulgação)
No visual, o carro ganhou entradas de ar maiores no pára-choque dianteiro, aberturas laterais, rodas de 20 polegadas e escapamentos duplos em cada extremidade traseira. Os designers da BMW optaram por traços mais discretos, mas exploraram as lanternas em LED. Nada sobre o interior do carro foi revelado.

Internauta flagra nova Blazer quase sem disfarces

A General Motors será uma das marcas com mais novidades no Salão do Automóvel de São Paulo (24 de outubro a 4 de novembro). Uma delas será a nova Blazer, fotografada pelo internauta Guilherme Cavazzana, em Mato Grosso do Sul, com pouca camuflagem – dessa vez é possível ver o desenho das lanternas e faróis.

Estreia da nova Blazer será no Salão de São Paulo, em outubro  (Foto: Guilherme Cavazzana  VC no AutoEsporte)Estreia da nova Blazer será no Salão de São Paulo, em outubro (Foto: Guilherme Cavazzana VC no AutoEsporte)
 
Nota da redação: era uma questão de tempo para que a Blazer recebesse as mesmas mudanças realizadas na S10. Ou seja, assim como a picape, o utilitário esportivo se transformará em outro carro, mantendo só o nome – que em outros mercados é substituído por Trailblazer.
Além do completo redesenho da carroceria, a Blazer ficará maior, tanto interna quanto externamente. O motor será o mesmo 2.8 a diesel de 180 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque da S10, acoplado a um câmbio automático de seis marchas – ainda não há informações sobre a oferta do 2.4 flex, de até 147 cv e 24,1 kgfm de torque, que pode ser associado a um câmbio manual de cinco marchas.
Nova Blazer se prepara para o lançamento  (Foto: Guilherme Cavazzana  VC no AutoEsporte)Nova Blazer se prepara para o lançamento (Foto: Guilherme Cavazzana VC no AutoEsporte)
 
A cabine também foi redesenhada, e seguirá o padrão da S10. Na picape, merecem elogios o espaço, o acabamento, a oferta de equipamentos e a boa leitura do painel de instrumentos.

Uma das novidades será a terceira fileira de bancos, ampliando a capacidade do SUV para até sete ocupantes. As vendas da nova Blazer devem começar logo após sua apresentação no Salão do Automóvel.

Adesivos na janelam tentam esconder terceira fileira de bancos  (Foto: Guilherme Cavazzana  VC no AutoEsporte)Adesivos na janelam tentam esconder terceira fileira de bancos (Foto: Guilherme Cavazzana VC no AutoEsporte)